Relatórios Rafael
Parte 2
Intercambio Carol
Intercambio Rafael
Hagop Garagem informa quantos estão aqui agora

1° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Agosto de 2011

Recepção Aeroporto Lampang

Quando embarquei para a Tailândia no dia 05 de agosto, não fazia a menor ideia da minha recepção na Tailândia, já que minha família residem a seis horas de viagem de Bangkok, e para a minha surpresa, lá estavam meu host pai, irmã, tia, e uma amiga,meu host pai me hospedou num hotel e ele seguiu para Lampang de carro, fiquei com minha tia em Bangkok, passeamos por lugares que serviu de cenários a filmes famosos de Hollywood, o povo tailandês é muito cortez e alegre, porém muitos desconfiados também.

No dia seguinte segui minha viagem de avião com minha tia para o destino final, mais antes fizemos escala em uma cidade vizinha chamada Sukhothai.

Quando cheguei em Lampang, a Charmain da gestão passada “Naiyana Khomson” do meu host distrito e ex-presidente do meu Host Club, e meu Host pai portavam um cartaz muito bem elaborado, a recepção foi muito alegre.

Rotary club de Doiprabaht

Já acomodado em minha casa realizei o questionário com minha família e me assustei um pouco com as novidades, eu mesmo teria de lavar e passar minhas roupas, e que podia ser que algum dia eu teria de preparar minha própria comida, o meu chuveiro não funcionava, eu teria de tomar banho com a ajuda de balde (mais conhecido como banho de canequinha), sem contar a localização de minha casa que fica num lugar ermo no meio de uma mata, eu que sou totalmente urbano, agora vivendo ao meio da natureza literalmente.

Mas este choque cultural e mudanças de hábitos e maiores responsabilidades, consegui absorver rapidamente e já não ligo em ter que lavar minhas roupas, e quanto a comida, acredito que um dos objetivos de meu pai é me fazer engordar, e quanto ao chuveiro que há tempos estava quebrado, meu pai o consertou depois de algumas horas, já não preciso tomar banho de canequinha.

Rotary club de Doiprabaht

As reuniões no clube são as terças a noite, e marcaram minha apresentação na semana seguinte, ou seja, eu tinha me tornado tailandês há a apenas 10 dias, e segundo o clube e minha Charmain, fiz uma boa apresentação, a realizei no inglês e algumas palavras arrisquei no tailandês, e cada pronúncia no Tailandês levantava risos da plateia... tenho participado de todas as reuniões do meu host clube até agora.

Na minha primeira rendeu muita conversa sobre curiosidades e muitas fotos, sendo que algumas delas foram para o jornal da minha cidade que não é pequena, rendeu duas paginas de matérias sobre mim e o Rotary International. Rsrsrs...

Na mesma semana fui apresentado ao meu colégio e amigos, com uma bela recepção de boas vindas, me tornei uma celebridade na cidade, escola e a todos os lugares que vou, a minha altura atrai muita curiosidade... intercambio

College of Commerce
and Technology

Primeiro Jantar com a família

Fiz inúmeros amigos, parece que já vivia na Tailândia, seus hábitos alimentares é um tanto exótico, jamais havia pensado em comer grilo frito, comi e gostei e me disseram que em algumas partes da Tailândia comem cachorro, mais ainda não tive essa oportunidade.... meu pai possui o hábito de jogar futebol e futsal toda semana e de andar de bicicleta por uma estrada no meio de uma montanha todas as tardes, e lá vamos nós chegamos a pedalar entre a natureza em média 20km, no primeiro, segundo, terceiro dia foi difícil mas agora já faz parte também do meu hábito, já não fico contando a cada km pedalado....

Minha família me levou a vários passeios, conheci a feira de mercadores, um local parecido com o nosso mercadão municipal com várias frutas e iguarias estranhas.... intercambio

Passeio com a Família

Passeio Elefante com
meu pai Tailandês

Meu host pai nos levou a um parque de conservação dos elefantes e claro passeamos de elefante, é fantástico o programa da Tailândia na recuperação desses animais que foram tão explorados no passado por conta de sua força.

Tenho várias atividades e disciplinas na escola, e o que me interessei foi em estudar os idiomas, não é nada bom não entender o que falam ao seu redor, com isso estou estudando mandarim, coreano, tailandês e ao mesmo tempo de tudo isso aprimoro meu inglês, pois todas essas aulas são elaboradas em inglês.

Estudo num colégio de comércio e tecnologia, onde também tenho matérias tais como turismo e negócios. Me matricularam no programa em que estudam Turismo justamente para eu viajar com escola.

Essa semana fui em uma viajem pelo norte de três dias, no final do mês de semtembro terei outra desta vez para o sul em Bangkok capital da Tailândia.

Alem dos estudos temos também a prática de esportes em um pequeno jogo de futebol no colégio, onde joguei fiz dois gols sendo que um foi de calcanhar.. Hahahaha..

O técnico do time da minha escola me escalou para entrar no time oficial da escola, e passarei a disputar jogos de campeonato entre escolas e universidades, só não sei onde acharei tempo, pois tenho várias atribuições no clube, minha Charmain me pede constantemente relatórios, e me escalou uma ex-intercâmbista tailandesa enviada ao Brasil mais especificamente em Cotia para me ensinar o tailandês enquanto eu a ensino o português, todo este empenho do clube me ajuda a cumprir o meu objetivo de estar aqui.

Meu pai me levou para conhecer seu local de trabalho, ele é funcionário do governo, um oficial de auto patente no exército tailandês, seu cargo se comparado a um do Brasil, é como o diretor de presídio, mas como aqui o exército é quem comanda os presídios, meu pai recebe continência de todos os outros oficiais, seu local de trabalho é afastado do presídio, mas dentro do complexo, e é o único que possui uma moto para visitar toda a propriedade, se parece com uma fazenda agrícola, os presidiários tem a função de cuidar de toda a plantação de arroz e outros alimentos cultivados nesta fazenda, além de cuidar dos animais presentes como cachorros, búfalos, e lhamas e está sob a responsabilidade de meu pai mais ou menos 1.000 presos.

Talvez seja por isso que ele é tão sério, podemos compará-lo ao tio Quintanilha que possui um alto posto no exército e sério no seu trabalho.

Mas conquistei a ele e todos a minha volta, a Naiyana Khomson se tornou minha fã também, nos damos muito bem, e ela comenta sobre a troca de e-mails com minha mãe no Brasil, parece que sou o único intercâmbista que a Naiyana Khomson do distrito troca e-mails de felicitações com a família de origem do intercâmbista...hahahahaha....

dos elefantes

Desejo encerrar o meu relatório comentando sobre o programa do Rotary aos intercâmbistas do distrito 3360, que foi no mesmo hotel em que acontecem as reuniões do Host Club. intercambio

Visita dos intercabistas
a fábrica de cerâmica
em lampang
minha cidade

Fiquei três dias assistindo palestras e aulas sobre a cultura e língua tailandesa e tivemos várias atividades de integração. intercambio

em Lampang

intercambio

Fizemos passeios ao parque de conservação de elefantes, no qual eu fui privilegiado em já conhecer o parque, novamente andei de elefante e dessa vez encontrei até um elefante brasileiro...hahaha...

Conheci estudantes de toda parte do mundo, fiquei espantado como todos os mexicanos querem aprender a falar a língua portuguesa.

Foto: Passeio de elefante com intercambista de Taiwan durante a orientacao dos inbounds.

Aproveito para agradecer a todos do clube, os que apostaram e continuam apostando em mim, em todos os envolvidos que desprendem do seu tempo em prol do programa, agradeço a minha família e amigos e mesmo com muita saudade, já sou um tailandês só não comi cachorro ainda.... Hahahaha

Agora são 20h00 dia 02/09/2011 ou no calendario Tailandês ano de 2554, estou a 26 dias na Tailândia.

Boa noite a todos! Rafael, ou Ruj meu Nick name em tailandês.

Obs: Ruj se pronuncia Ruuu e em tailandês significa Estrela.

2° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Setembro de 2011

Dia 20 de setembro de 2554, tivemos na escola o Festival de Culinária, aproveitando os nossos professores de diferentes nacionalidades, pois dentre muitos predios na escola eu estudo no predio internacional. E cada professor fazia seu proprio prato, com a ajuda dos alunos, e a melhor parte foi o final, porque acabamos comendo pratos tipicos da China, Corea do Sul, India, Inglaterra, Estados Unidos e Tailândia.

Depois de sastifeito e de barriga cheia, o trenaidor de futsal da escola me convidou para jogar, num jogo que seria especial, já que teríamos uma banda de rock popular aqui na Tailândia chamada Pancake como adversária. Eu completei o time da banda que são em apenas quatro garotos e no futsal joga-se com cinco jogadores, para ajudar a equilibrar a partida. O jogo acabou em empate com placar de 2x2 e com todo mundo feliz, e é claro que time da escola não jogou sério, pois seria injusto. intercambio

Futsal da escola com
banda famosa da
Tailândia

Capinando minha casa
para ajudar meu pai

Aqui tenho praticado diversas atividades, sendo que algumas delas nunca antes praticado, como capinar o quintal de minha casa, trata-se de um quintal relativamente grande e em total abandono, ajudei meu pai a capiná-lo, foi uma tarefa interessante para fazemos em família e manter a forma...hahahah...
Passamos aquela tarde capinando.
E no dia seguinte eu iria viajar para Bangkok, Rayong e Pattaya numa programação escolar.

Bem cedo no dia seguinte tinha de estar na escola, mesmo com dores no corpo todo por ter capinado no dia anterior ...hahaha... Era um dia normal de aula, e a viagem seria à noite. Teria que voltar para casa após a aula para pegar minha bagagem, e voltar logo mais a tarde para o ponto de encontro para a viagem. Com isso quase perdi meu onibus por atraso do meu pai, ele é muito enrolado, nada diferente do meu pai brasileiro.....hahahaha.... Mas ainda assim consegui prosseguir na viagem normalmente depois.

Passeio

Essa viagem ocorreu do dia 27 ao dia 30 de setembro e foi muito interressante, conheci diferentes Templos Budistas, alguns parques de diversão, um mercado flutuante em cima de um lago e passei por diversas cidades curiosas, do percurso de Lampang que fica no Norte até Bangkok que se localiza ao Sul da Tailândia. intercambio

Noite Bangkok

Tive a oportunidade de conhecer a noite de Bangkok, muita afamada mundialmente, e realmente é difícil de descrever de como é bonita, e tratando-se de uma grande cidade, as recomendações não são diferentes, então caminhamos com cuidado também, e pude constatar que a agitação de Bangkok é como demonstrado nos filmes, em especial o filme “Se beber não case 2”....hahahaha... intercambio

Passeio

Relatando um fato estranho e nada normal comparado ao Brasil, foi que em na nossa última noite de viagem, obviamente que todo mundo queria bagunça, resolveram então gastar todo o dinheiro que tinham em cerveja e champagne, na Tailandia a bebida alcóolica não é proibido a venda a menores, eles compraram nas lojas do hotel e beberam tudo na frente dos professores, eu e mais alguns colegas e professores ficamos assistindo ao espetáculo que os alunos bêbados estavam dando, por fim não satisfeitos e não tinham mais dinheiro, alguns deles tiveram a brilhante ideia de pedir aos professores, e estes sem nenhuma repreensão deram uma quantia generosa aos alunos, e o resultado disso não foi muito agradável.....

Conclusão dormi no quarto das meninas, após ajuda-las na limpeza, pois era aluno vomitando, garrafas quebradas, líquidos derramados, foi um total descontrole, e no dia seguinte os alunos voltando para casa de ressaca...hahaha... como não bebi aproveitei melhor ..hahahhah.... intercambio

Uma semana depois da viagem enfrentamos uma grande enchente, que deve ter saído em todos os jornais do mundo, a enchente atingiu quase todo o país, inclusive a minha casa, que a água chegou até os joelhos, mas a sorte que para entrar em casa há alguns degraus, então a água não chegou a entrar dentro de casa, apenas levou alguns pares de calçados, porque eles ficam nos degraus, ja que só podemos entrar em casa descalços.

50 anos no país todo

Na minha região ja abaixou a água, mas existem muitos lugares em que as pessoas ainda estão ilhadas dentro de suas casas, pois a enchente ocorreu de madrugada enquanto todos estavam dormindo. intercambio

Reunião do meu rotary club Of
Doiprabaht com visita
do governador

Na terça feira seguinte, dia 4 de outubro, fui em mais uma reunião do meu Host Clube, na qual tivemos a presença do atual governador do meu distrito, cujo, é o 3360.

E nessa reunião discutiram assuntos dos quais não entendi muito bem.

Dentre os assuntos que entendi, é que no dia seguinte eu iria ajudar as pessoas que estavam e ainda estão sofrendo com as enchentes.

Reunião do meu rotary club Of
Doiprabaht com visita
do governador

50 anos no país todo

E realmente fui, com rotarianos do nosso e de outros clubes da região.

Com um caminhão carregamos muita água e comida para serem distribuidos, passamos por lugares com o nível da água muito alto, então usamos dois botes que o Rotary disponibilizou para as pessoas se locomoverem.

50 anos no país todo

Foi uma experiência nova e incrível para mim, apesar de ocorrer com bastante frequência em São Paulo essa foi minha primeira vez a ter de enfrentar esta situação. intercambio

Pior enchente dos

veja como ficou
a cozinha

Voltando a reunião com a visita do Governador do Distrito

Outro assunto que havia entendido é que o governador disse que serei um dos interpretes do Thai para o Português na Convenção Mundial do Rotary, isso significa que se algum dos senhores ou senhoras comparecer neste grande evento aqui na Tailândia, correrá o risco de ter a mim como tradutor...hahaha... Porque poucos são as pessoas que sabem falar essas duas linguas, pelo fato de ser muito diferente e dificil, mas eu estou aprendendo bastante, apesar do Thai conter quarenta e quatro consoantes, trinta e duas vogais e cinco tons de voz diferentes. Espero que vocês venham.

E por falar no aprendizado de línguas, o idioma Thailandês assim como o Mandarim é mais complexo, diferente do Coreano, que sendo mais fácil estou escrevendo e lendo muito bem o Coreano.

Boa noite a todos (ราตรีสวัสดิ์ )!

Agora são 21h30 dia 05/10/2011 ou 05/10/2554 estou a dois meses na Tailândia.

3° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia / Mês de Outubro de 2011

Aqui na Tailândia o mês de outubro equivale ao mês de julho no Brasil, ou seja, férias do meio do ano. Esse mês foi programado para fazermos a viagem pelo Centro da Tailândia, dando inicio no dia sete e terminando dia dezessete de outubro. Foram dez dias viajando pelo centro do país.

Foi meu segundo encontro com os demais estudantes, já haviamos passados alguns dias juntos na orientação dos Inbounds em agosto mas essa foi minha primeira viagem com o Rotary e os demais intercâmbistas do distrito.

construções milenares

O ponto de partida era em Muang Chiang Mai, a capital de um estado vizinho ao meu, onde alguns intercâmbistas ja haviam embarcado.

Ashley (uma americana do Texas) e eu esperamos o onibus chegar no lugar combinado em Lampang. Saindo da minha cidade o proximo destino foi Sukhothai.

A viagem tinha como destino final Bangkok, mas até chegarmos lá, conhecemos algumas cidades e seus pontos turisticos.

construções milenares

Por emxemplo em Sukhothai conhecemos uma área com construções milenares, incluse há quem diga que a escultura gigante do Buda presente no local estaria em cima da onde esta alguns dos ossos do Deus Budista (o Buda). intercambio

Em Phitsanulok
Rafting

Em Phitsanulok fizemos Rafting em um rio com muita correnteza e algumas quedas d’agua, foi muito divertido.

Em Phitsanulok
Rafting

Fomos também ao Museu Thawee Folk, onde conhemos a moeda antiga com a foto do rei antecessor e vimos algumas fotos e pinturas de alguns dos reis.

Museu Thawee Folk

Passamos a noite nessa cidade e no dia seguinte bem cedo fomos para Bangkok chegando apenas à noite.

Noite livre para passear

Instalados no hotel tivemos noite livre para passear, ou seja, poderiamos ir sem rotarianos para onde quisermos em pleno centro de Bangkok.

Tivemos que jantar por nossa conta, então varios taxis para poder levar todo mundo e achamos um restaurante mexicano outro italiano, o grupo se dividiu em dois de acordo com a preferencia de cada um, eu fui no italiano e comi macarrão e pizza.

Saimos do restaurante e fomos para Khaosan Night Market, um mercado livre nas ruas de Bangkok que dura a noite e a madrugada toda, foi o lugar que mais encontramos turistas, pois lá tem muitas coisas para comprar, lugares para conhecer e se divertir.

Mas tinhamos hora marcada para voltar para o hotel, porém não ligamos muito para isso, porque os rotarianos que nos esperariam no hotel eram três senhoras, e todo mundo sabia que elas não conseguiriam ficar acordadas até tarde e que... Voltamos e tudo ocorreu como havíamos planejado... Todas estavam dormindo... Hahaha...

Na manhã seguinte fomos ao Grande Palácio do rei da Tailândia em Bangkok, é neste Palácio onde ele toma grande decisões e também conduz algumas das cerimônias mais importantes do país.

A noite fomos jantar num navio que navegava em um dos maiores rios do país, nenhum dos intercâmbistas havia conhecido aquele navio antes, enquanto que eu estava pela terceira vez; uma com minha familia no meu primeiro dia de intercâmbio e a outra com minha escola.

Mas dessa vez foi mais legal, porque depois tivemos tempo livre novamente para passear por umas das noites mais badaladas no mundo. E tinhamos que aproveitar mais dessa vez porque iriamos ir de Bangkok para a provincia de Kanchanaburi.

Em Kanchanaburi conhecemos um cemitério só de soldados da Segunda Guerra Mundial que morreram aqui, ja que a Tailândia participou da guerra apoiando o Japão. Haviam 6.982 dos 60.000 soldados Aliados, prisioneiros dos exercitos do Japão, e que aqui foram forçados a contruir uma ponte chamada “Death Railway”, ou seja, “Ferrovia da Morte”. intercambio

Cemitério em Kanchanaburi

intercambio

Depois de sairmos do cemitério fomos para um mercado flutuante, o que foi muito curioso, porque navegamos em uma canoa enquanto passavamos pelas lojas e quando tinhamos interesse em alguma coisa pediamos para parar a canoa em determinada loja. Havia um certo congestionamento no rio e batemos em varias canoas, foi muito legal.

Na manhã seguinte fizemos Bamboo Rafting, decesmos um rio flutuando em bamboo’s amarrados, mas o mais legal foi pular e ir nadando rio abaixo.

Passamos pela Provincia de Lopburi só para conhecer uma particuliaridade, a existência de macacos completamente soltos e os turistas que passam por lá podem comprar milho e banana para alimenta-los, foi muito engraçado porque alguns deles correram atrás de alguns intercâmbistas.

Bamboo Rafting

Chegamos em Hua Hin, antes de nos acomodarmos no hotel fomos conhecer uma escultura gigante de um Monge e mais outros pequenos banhados à ouro.

Fomos a outro mercado flutuante mais nao precisamos de canoas, pois tinhamos por onde andar. E então voltamos para o hotel, curtimos a piscina ate à noite e arrumamos as malas para voltar.

Boa noite ( ราตรีสวัสดิ์ )!

03 de Novembro de 2011 ou 03 de Novembro de 2554 e fazem três meses que estou na Tailândia.

4° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Novembro de 2011

nas enchentes

Começei o mês de novembro sendo voluntario para ajudar nas enchentes que ainda castigam Bangkok. intercambio

nas enchentes

No primeiro dia de trabalho fui até um galpão onde desempacotei caixas com roupas para depois separar e ensacolar, somando todos as minhas sete vezes trabalhando como voluntario foram aproximadamente quatro mil sacolas de roupas, sem contar os mantimentos que enviamos. intercambio

nas enchentes

No segundo dia fui com alguns rotarianos do meu clube até um templo para fazer a entrega de trezentas sacolas de roupa para os monges levarem até Bangkok.

Mas novembro não foi um mês só de trabalho, também passeei. Fui para uma fazenda de criação de ovelhas aqui em Lampang mesmo com a Chairmain do meu distrito e sua familia.

Night Safari

Depois fomos para um Safari na Província de Chiang Mai.

Foi muito divertido porque antes de entrar no Night Safari já havia alguns animais soltos, entramos no parque e andamos em um onibus passava pelos animais livremente.

Night Safari

O animal mais engraçado foi a gifara que lambia e babava em tudo com sua gigatesca língua. intercambio

Andamos de pedalinho no lago e assitimos um show de um elefante em que ele brincava de rodar bambolê, sentava e até se figia de morto.

Night Safari

Interação com os animais que se aproximavam sem nenhuma cerimônia. intercambio

Na saída do Safari encontrei um Lêmore (Zoboomafoo) pude pega-lo com as mãos, mas acabou subindo na minha costa, perdendo o controle do animal, quando voltei para Lampang ja era noite.

No dia 5 de novembro foi aniversário de um intercâmbista alemão que mora em Phrae, uma província vizinha da minha (Lampang).

aniversário do
intercâmbiado alemão
(Joshua)

Uma americana e eu fomos à pequena festa que sua familia havia preparado, parecida até com nossas tipicas festas de aniversario; amigos e familiares, comidas e bebidas, presentes e bolo. Acabei dormindo lá e só voltando no dia seguinte. intercambio

aniversário do
intercâmbiado alemão
(Joshua)

festival de loy kratong

No dia 9 de novembro foi celebrado o Festival de Loi Krathong, que é comemorado na lua cheia fazendo oferendas para a Mãe das Águas, ou em outras culturas Budistas, como uma expressão de agradecimento pelo fornecimento da água e da sustentação da vida.

Atualmente, as pessoas participam desse ritual para pedir a realização de seus pedidos.

festival de loy kratong

Preparam-se pequenos barcos de folhas de bananeiras, colocando-se neles velas, flores, moedas e incenso, juntamente com papéis e pedidos escritos, ao soltar os barquinhos na correnteza dos rios, as pessoas alegram-se caso as velas permaneçam acesas até os barquinhos sumirem de vista, sinal de que seus pedidos serão atendidos pelas deusas das águas.

Mas não no meu caso, pois meu barquinho seguiu cinco metros e foi para a margem do rio enroscou em uma moita apagando todas as velas e tombando de ponta cabeça. Provavelmente devo ter feito algo de errado e acabei deixando a Mãe das águas tão furiosa que Bangkok está sofrendo a pior enchente dos ultimos cinquenta anos... Hahaha... Talvez essa seja a explicação...Hahaha... intercambio

Fui convidado pela Naiyana (Chairman) para passar três noites na casa dela porque iríamos fazer algumas atividades juntos e assim não precisaria ter que ficar indo e voltando para minha casa. A primeira coisa que iriamos fazer seria ir à um casamento tradicional tailandês. O casamento foi na casa dos pais do noivo como é de costume, mas o cerimonial difere de região para região.

Casamento budista

Os pais sentam-se e os noivos ajoelham-se respeitosamente em frente deles, agradecendo a vida que lhes deram. Então os pais abençoam colocando as mãos em suas cabeças.

Em seguida são abertas duas caixas que contêm uma oferta simbólica que são entregue aos pais. E logo em seguida inicia-se o evento principal da cerimônia tradicional tailandesa, onde a familia da noiva e do noivo se juntam para testumunhar esse importante passo. Os noivos sentam-se em frente a umas pequenas mesas, com as mãos unidas, enquanto o mestre de cerimônias explica em tailandês os significados e os passos que devem ser feitos durante a cerimônia.

Os pais colocam nas suas cabeças uma espécie de coroa que tem um fio que une as duas coroas. Este é o momento em que os dois ficam ligados como um casal.

Os pais dos noivos são os primeiros a iniciar o proximo ritual, amarrando os punhos do casal um no outro desejando-lhe boa sorte, em seguida os convidados podem fazer o mesmo, e então o casal fica com seus punhos amarrados por dezenas de cordões. intercambio

Casamento budista

intercambio

Depois de feito isso, o casal é levado até o quarto pelos seus pais, sentam e depois deitam na cama com seus pais instruindo. intercambio

O mestre de cerimônias diz então que podem tirar os cordões, todos saem do quarto menos o casal e depois seguimos para o jantar e ficamos a espera da chegada dos recém casados.

No dia seguinte fui com seu neto à uma cachoeira que tinha tambem poços de agua quente onde nós cozinhamos algumas duzias de ovos.

intercambio

cachoeira e poços de agua quente

Um pouco mais tarde voltei para a casa da Naiyana onde estavam começando a preparação para a arrecadação de dinheiro para enviar para as áreas ainda afetadas pelas enchentes, mais uma vez eu estava envolvido para ajudar as pessoas de Bangkok.

Ação em prol das enchentes

A arrecadação foi feita pelos Inbounds e tambem Outbounds em frente a casa da Naiyana, aos sábados e domingos acontece uma feira noturna em sua rua. Então as pessoas que passavam pela feira ouviam a cantoria e os pedidos de doações e acabavam ajudando, algumas meninas ajudavam, mas em troca pediam para tirar uma foto comigo, tecnicamente as fotos eram cobradas porque, depositavam o dinheiro na caixa e só depois eu tirava a foto...Hahaha. intercambio

Apresentação em rede nacional pela televisão de Chiang Mai

No domingo de manhã chegaram em Lampang algumas intercâmbistas de outras cidades e províncias para ensaiarem durante uma semana uma dança tradicional tailandesa para passarem em rede nacional pela televisão de Chiang Mai, em comemoração ao aniversário oitenta e seis anos do rei.

Mas antes fomos a uma fazenda de produção de arroz para aprendermos a colher e ver o porque dos tailandeses não gostarem de quando deixamos arroz sobrando no prato. Descobrimos da pior maneira, na prática. A temperatura muito alta, roupas pesadas e trabalho o dia inteiro e totalmente manual, é realmente um trabalho muito árduo. intercambio

Uma fazenda de produção de arroz

intercambio

A semana se passou e as meninas ficaram afiadas na dança para na segunda feira de tarde apresentarem no estúdio de televisão.

dança tradicional tailandesa

Não havia necessidade nenhuma de eu ir junto para Chiang Mai, porque só iriam dançar e depois seguirem para suas casas de lá mesmo, mas como me promoveram de público para empresário minha presença era de suma necessidade, para passear tambem é claro.

Foi muito bonita a apresentação delas e foi ao ar no vinte e quatro de novembro para toda a Tailândia.

dança tradicional tailandesa

E o restante do mês, se seguiu na rotina escolar e familiar, aos poucos estou aprimorando o idioma e até a negociar, pois os tailandeses como nós no Brasil há preços variados e você tem que saber pechinchar por um melhor preço.

Se passaram 4 meses, a cada dia fico mais a vontade neste país.

OS RELATÓRIOS ABAIXOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO webmaster:Hagop Koulkdjian Neto

5° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Dezembro de 2011

No dia oito de dezembro viajei com a escola para a antiga Província vizinha chamada Sukhothai, antiga o suficiente para ter sido a primeira capital da Tailândia, onde existiu um Reino onde encontramos muitas ruínas históricas, inclusive é considerada patrimônio mundial pela UNESCO. Passamos dois dias visitando diversos parques e museus.

Entre tantos lugares que visitei, o que mais gostei de conhecer foram as casa do atual Rei e Rainha, onde eles moraram durante sua infância e juventude, e as duas casas hoje são museus com objetos e moveis usados por eles na época, foi uma viagem rápida, no dia seguinte voltamos a Lampang para fazermos um trabalho sobre a viagem.

No dia nove de dezembro viajei com o atual presidente do meu Host clube para a cidade Chiang Saen na Província de Chiang Rai, pois no dia seguinte íamos participar da conferência distrital dos distritos 3360 e 3340. Fui o primeiro intercâmbista do meu distrito a chegar no local, todos os outros só foram na manhã do evento. E por esse motivo eu não me hospedei no hotel dos intercambistas, e sim junto com meu presidente, porém os intercambistas do distrito 3340 já estavam hospedados em hoteis proximo ao local da conferência. Então resolvido o problema, após pedir permissão para o meu presidente para poder ficar com eles, liguei para alguns amigos e fui ao encontro deles para passarmos a noite juntos.

No dia dez tivemos uma reunião que foi as nove da manhã, mas cada distrito em um hotel diferente, porque a conferência em conjunto seria apenas à noite. Quando chegou a hora mais esperada por todos foi uma bagunça porque era o primeiro encontro da maioria de nós então foram setenta intercâmbistas trocando pins e cartões ao mesmo tempo. Já imagino como será na convenção mundial em Bangkok quando reunir os quatro distritos do país com cento e trinta intercâmbistas no total (aproximadamente).

Depois de assistir ao evento principal fomos separados por países para entrarmos juntos na apresentação de países, por exemplo juntei com os outros oito brasileiros e segurando uma placa escrito Brasil e uma grande bandeira brasileira entramos fazendo muita bagunça como é de custume brasileiro; no bom sentido claro hahaha. Depois houveram varias apresentações livres de intercâmbistas fazendo magicas ou dançando algumas danças thai.

No dia seguinte enquanto o pessoal do distrito 3340 seguiam cada um para suas casas, nós do distrito 3360 iniciamos nossa viagem pelo Norte da Taiândia. A viagem começou indo para a fronteira do país com Laos e Myanmar. Conhecemos alguns outros templos e uma vila chinesa muito famosa pelos turistas. Fomos para uma feira a noite em Chiang Mai para fazer compras, inclusive de insetos, mas só comprei grilos novamente, ainda não provei os outros insetos como baratas, larvas e escorpiões. No outro dia de manhã fomos andar de elefante de novo, mas dessa vez em um parque diferente, pois os animais do Parque de Conservação de Elefantes em Lampang (cidade onde eu moro) são meus amigos e ja chamo cada um deles pelo nome... Hahaha.

A tarde fomos para uma vila no alto de uma montanha, onde as mulheres são conhecidas como mulheres girafa, por terem seu pescoço alongado por usarem dezenas de argolas. Isso é uma tradição que passa de mãe para filha, desde crianças elas ja usam essas argolas, e vão acrescentando argolas conforme seu crescimento. No jantar fomos em um restaurante com apresentações de danças tipicas thai. Também fizemos trilha na montanha mais alta da Tailândia, foram quase quatro horas de caminhada, e fizemos reverências ao Buda em um dos templos mais visitados do norte do país. Foi uma viagem de apenas uma semana, mas foi muito divertido passar o tempo com os outros intercambistas e conhecimento cultural. Na mesma semana haviam duas festas de Natal e fim de ano para ir, a primeira foi do meu Host clube na qual trocamos presentes de Natal, e a comemoração foi bem engraçada porque alguns se exaltaram depois de algumas bebidas e começaram a dar um show a parte, a minha surpresa foi o meu Host pai que mostrou seu lado que eu ainda não conhecia, cantando e dançando durante toda a festa.

A outra festa foi na minha escola, tivemos apresentações de danças e de peças de teatros também, inclusive fiz parte do elenco da peça “A Cinderela” sendo o príncipe, ensaiando desde setembro para este papel, tivemos figuro e até maquiagem propria para apresentar devidamente caracterizado, e acredito que gostaram, mas a parte que mais gostei foi quando tudo acabou..Hahaha. Depois um dos professores entrangeiros se fantasiou de Papai Noel e trocamos presentes, porém tudo isso sem a religiosidade que o Natal realmente representa para nós.

Aqui na noite da virada do dia vinte e quatro não existe ceia, pratos especiais, e a familia toda reunida, e por esse motivo na noite de Natal eu estava na minha casa como se fosse mais um dia comum, foi muito chato. Mas em compensação tive um pouco do Natal que eu estou acustumado, quando liguei o skype vi toda a minha família reunida em casa, foi bem legal, conversei com todos e numa só voz me desejaram feliz natal.

Ainda tive alguns dias de aula, porém com folga de uma semana até o ano novo, e durante essa semana fui voluntário novamente distribuindo roupas, brinquedos e alimentos, em um templo aqui em Lampang. Durante a distribuição a vice-chairman me perguntou, se eu gostaria de passar o ano novo em Bangkok com outra família, que me hospedaria por uma semana, mesmo depois de ter enviado um e-mail a todos os intercâmbistas proibindo passar o ano novo sem suas Hosts familias.

Obvio que fui para Bangkok hahaha e sem poder contar a ninguém porque ela só havia autorizado a mim e uma mexicana que ja estava hospedada na casa dessa familia antes de ter sido proibido viajar durante o ano novo sem suas respectivas familias. Essa semana foi muito divertida, passei a virada do ano de 2555 em Bangkok que é o lugar mais legal e agitado da Tailândia, é muito mais do que o filme “Se beber não case 2” que foi gravado na capital.

Termino esse relatório dizendo que estou muito feliz aqui e estou aproveitando bastante. Abraços a todos.

Boa noite ( ราตรีสวัสดิ์ )!

07 de janeiro de 2012 ou 07 de janeiro de 2555 e fazem quatro meses que estou na Tailândia.

6° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Janeiro de 2012

Como eu relatei no meu ultimo relatório, depois do Natal fui para Bangkok passar duas semanas e o ano novo com uma familia hospedeira de lá. Pois bem, fui achando que passaria a virada em uma grande festa na capital, mas me enganei porque as oito da noite do dia trinta e um fomos para um templo budista fazer algumas preces, que só terminou à uma da manhã do dia primeiro de janeiro. Foi muito chato mais ao mesmo tempo legal, porque conheci o ritual tailandes para a entrada do ano novo. Enquanto nós reunimos toda a familia, nos vestimos de branco e fazemos um banquete, os tailandeses vão para o templo, enrolam na cabeça um fio de barbante que é ligado a outro fio da cabeça do vizinho e todos ficam interligados por este fio, a ideia é que traga energia positiva nesse novo ano. E começa o ritual que é rezado de acordo com o dia da semana que você nasceu, por exemplo eu nasci no dia 18 de fevereiro de 1993 que caiu em uma quinta feira então tive que esperar a reza do dia certo para eu poder ascender meu inscenço e jogar um pouco de água na cabeça. Quando tudo terminou estavamos faminto e fomos para Mc Donald’s.

Uma semana depois que voltei para Lampang mudei para minha segunda familia. Agora moro perto do centro da cidade e por esse motivo atenderam meu pedido de começar a fazer aulas de Muay Thai no país de origem dessa luta. Quando fui no primeiro dia conheci o professor que daria aula particular para mim, pensei que seria um professor normal numa academia normal mais quando começou a apresentação dos seus alunos (todos profissionais) e em seguida se apresentou, fiquei paralisado ao saber que meu professor é campeão nacional de Muay Thai e outros dois dos seus alunos também são campeões, me sinto como no filme karatê kid tendo aula com um mestre, é uma experiência incrível de ter aulas com um campeão nacional e conhecido internacionalmente, ele também treina lutadores de outros países.

No dia quatorze de janeiro minha chairman me chamou para ir para Sukhothai que é uma outra província do norte para ajudar um novo intercambista brasileiro. Fui orientado para passar todas informações que ele necessitava saber no começo de seu intercâmbio.

Fevereiro é o fim do ano letivo escolar, e como estou estudando o ultimo ano do ensino médio, há o evento de formatura, portanto todos os formandos tiraram fotos inclusive eu. E uns dias antes do término das aulas, participamos de um acampamento em um parque de conservação de elefantes que fica aqui mesmo na minha cidade e durante dois dias dormimos em barracas e tivemos muitas atividades de recreação.

Como de costume, meu clube sempre envolvido em algum trabalho social, então tivemos mais um este mês, desta vez nossa missão era em ajudar crianças pobres, e contamos com a presença pelo quinto ano consecutivo do vice presidente e alguns diretores da empresa Toyota que possui uma parceria com nosso clube, eles vieram do Japão para a Tailândia somente para a realização desse trabalho em prol das crianças.

Boa noite ( ราตรีสวัสดิ์ )!

05 de janeiro de 2012 ou 05 de fevereiro de 2555 e faz seis meses que estou na Tailândia.

7° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Fevereiro de 2012

Mês de fevereiro foi comemorado com uma grande festa, os dez anos do meu Clube, jantamos e passamos a noite festejando em um clube de golfe alugado para este evento.

No ultimo dia dezoito foi meu aniversario de dezenove anos, mas foi comemorado no dia anterior, pois tambem era aniversario da minha chairman. Então comemoramos em uma unica festa para economizar... Haha... A festa foi na casa dela, ganhei alguns presentes mesmo não sendo um costume thai presentear aniversariantes.

Tambem tirei algumas fotos porque algumas pessoas não estavam acreditando que eu estava tendo aula com o campeão nacional de muay thai, então tirei fotos durante nosso treino para compararem com as pesquisas feitas no google... Hahaha...

Participei de uma conferência onde estavam todos os futuros presidentes do ano rotario 2012-2013 e o novo governador que assumirá, inclusive é rotariano do meu clube.

E o ultimo item a relatar é que participei de uma premiação do Rotaracty patrocinado pelo meu Rotary Clube, fundado ano passado quando meu clube tinha apenas noves anos de fundação. A premiação foi no auditorio da faculdade onde estudo, o mesmo lugar que eles se reúnem.

Boa noite ( ราตรีสวัสดิ์ )!

06 de março de 2012 ou 06 de março de 2555 e fazem sete meses que estou na Tailândia.

8° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Março de 2012

Começei o mês de março indo em mais um casamento tradicional tailandes, e como de costume começou de manhã e foi até a tardezinha. O casamento foi de um amigo do colégio, nós nos formamos juntos no ensino médio da Tailândia em fevereiro.

Na segunda semana fui convidado para participar de um acampamento de línguas organizado pelo meu distrito para aprendermos um pouco mais sobre a Tailândia e sua língua, e para passar um pouco sobre nosso país e nossos costumes, onde os inbounds tiveram aulas de culinária e língua thai, também ensinaram suas respectivas línguas para os outbounds que estão voltando ao seu país de origem. Sendo assim, ensinei um pouco de português para os quatro intercambistas que irão para o Brasil, inclusive para o meu Host brother que está muito empolgado de ser enviado ao nosso distrito em agosto.

Tivemos alguns passeios e algumas atividades em conjunto com os outbounds. Fomos a um museu de pedras e fósseis, a um centro de extração de minério e apresentamos paródias de peças de teatro. Nós (Inbounds) fizemos uma versão mais engraçada da historia (Snow White) A branca de Neve, chamamos de Snow Gay porque a branca de Neve foi o Vitor um brasileiro recém chegado, meu papel foi fazer o papel da bruxa má... Hahaha... Enfim ficou muito engraçado e o video está no meu Facebook e tambem no Youtube para quem quiser assistir e rir é só pesquisar por Snow Gay.

E é só Boa noite a todos e muito obrigado!!

09 de abril de 2012 ou 09 de abril de 2555 e fazem oito meses que estou na Tailândia.

9° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Abril de 2012

Em Abril mudei para minha ultima família, mas só fiquei em casa por dois dias, e fui para outra cidade em outro estado porque era o mês da comemoração do Ano Novo tailândes, que por sinal ele é comemorado de forma muito diferente do nosso. Todos saiem as ruas principais de suas cidades com arminhas de aguá ou baldes de gelo e inclusive vi um grupo de amigos com duas máquinas VAP de alta pressão de água para jogar uns nos outros, mas é claro que não usando a forte potência. Eu comprei a maior arma de aguá disponivel à venda, tinha um jato muito forte quando começavam uma gerrinha individual comigo logo desistiam e miravam em outra pessoa, mas mesmo assim eu perdia as vezes porque alguns reabasteciam com aguá extremamente gelada e ai eu desistia e quem mudava de alvo era eu Hahaha... enfim, uma guerrinha de aguá à nível nacional. É muito divertido por três dias é feito isso por todo o país. Comemorei este evento na cidade de Chiang Mai que é a segunda maior cidade da Tailândia, muitos turistas de toda parte do mundo vão para lá só para participar desse festival chamado Songklan.

O final dos três dias de pura bagunça dia e noite, partimos para a Grande Viagem no Sul da Tailândia, o lugar mais bonito do país. Fomos em sessenta intercambistas Inbounds e Outbounds também. De Chiang Mai fui de trem para um outro estado chamado Pisanulok e lá pegamos um ônibus para Bangkok e iniciar oficialmente a viagem.

De Bangkok pegamos um avião para Phuket e visitar as Ilhas conhecidas no cinema mundial onde foram gravados filmes como 007- James Bond e Se beber não case 2 (Hangover 2). Conhecemos muitos lugares bonitos e tivemos diversas atividades muito legais. Fizemos mergulho nos corais, mergulho na caverna, canoagem, escalada em uma grande montanha que depois tinhamos que fazer rapel para voltar e por fim na ultima noite da viagem estavamos em Phuket e fizemos uma grande festa com a maioria dos estudantes que haviam indo lá para as festas na beira da praia.

Terminando a Grande Viagem todos voltaram para suas respectivas casas menos eu que fiquei em bangkok por mais três semanas até se encerrar a Convenção Mundial do Rotary, na qual estive presente todos os dias. Em bangkok saía com outros intercâmbistas de outros distritos que haviam ido antes para aproveitar o tempo juntos, já que alguns amigos iriam retornar aos seus países logo após a Convenção Mundial, e não teríamos mais contato, aproveitamos bastante o tempo juntos Haha...

E por ultimo eu quero pedir desculpas por esse relatório sobre o mês de abril por estar atrasado, mais este atraso deve-se pela minha ausência de casa por uns três meses, viagem emendada a viagem, e só pude fazer os relatórios de abril e maio agora na segunda semana de junho, quando retornei para casa por uma semana, porque já estou indo para bangkok me despedir de amigos e semana que vem dia vinte e seis de junho minha família brasileira vem para cá pra conhecer minha familia e viajarmos juntos.

Boa noite a todos e muito obrigado!!

Desculpe o meu português confuso hahahah

14 de junho de 2012 ou 14 de junho de 2555 e fazem nove meses que estou na Tailândia.

10° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Maio de 2012

Como disse no ultimo relatório, eu ja estava em bangkok três semanas antes da cerimônia de iniciação da Convenção Mundial do Rotary e fiquei muito feliz que pude participar todos os dias desse grande evento. Foi uma honra usar meu Blazer de intercambista com a bandeira do Brasil nas costas, todos do mundo todo pedindo para tirar fotos comigo, e fazer perguntas sobre curiosidades do Brasil e da Tailândia. Estiveram presentes durante a semana do dia quatro até o dia nove aproximadamente trinta e cinco mil rotarianos de toda parte do mundo e mais de cem intercambistas atuais no país como eu e mais uns Rebounds que aproveitaram essa oportunidade para voltar ao país que fizeram intercâmbio. Encontrei brasileiros de varios lugares do Brasil e inclusive a proxima chairman do distrito 4610 Nigeia e Hamilton e o Henrique também. Durante a realização das cerimônias trocamos inumeros pins, bottons e flâmulas, no geral o evento foi muito interessante e uma sensação unica para nós intercambistas.

Dia nove quando se encerrou oficialmente a Convenção Mundial, a convite de autoridades do Rotary do meu distrito, segui viagem para o norte da Tailândia com outras autoridades do Rotary do Brasil, México, Estados Unidos e Tailândia, fui o único intercambista convidado a esta viagem. Visitei templos famosos, experimentei insetos diferentes, andei de elefante pela décima vez, fui até para Myammar e Laos, países que fazem tríplice fronteira por um rio em Chiang Rai no extremo Norte da Tailândia. Durante esta viagem fiz novas amizades com estes oficiais do Rotary, e um Chairman do Estado de Minas Gerais ligou para meu pai no Brasil com o propósito de conhecer meus pais e estreitar a amizade entre clubes.

Depois de encerrada a viagem, seguimos para Bangkok, e de lá voar para casa de volta, fiquei em Chiang Mai, por mais duas semanas na casa do meu irmão que mora sozinho, meu irmão partirá para o Brasil em agosto, seu intercâmbio será na cidade de Registro, estou ensinando a ele nossos costumes, cultura e idioma, quando ele chegar ao Brasil estará mais familiarizado, e ele tem me ensinado muito sobre a Tailândia e aprimorando o meu Thai hahahah

E é só boa noite a todos e muito obrigado!!

14 de junho de 2012 ou 14 de junho de 2555 e fazem dez meses que estou na Tailândia.

11° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia/ Mês de Junho de 2012

EM CONSTRUÇÃO

12° Relatório de Rafael Armani Lopes / Tailândia

INTERCAMBIO CAROLINE FERREIRA DA SILVA (TODO O CONTEUDO):
INTERCAMBIO CAROL: INÍCIO MENU  |  INÍCIO PROGRAMA  |  PREPARATIVOS  |  RELATÓRIOS  |  REUNIÃO COM CLUBE DA DINAMARCA  |  RETORNO AO BRASIL

INTERCAMBIO RAFAEL ARMANI LOPES (TODO O CONTEUDO):
INTERCAMBIO RAFAEL: INÍCIO MENU  |  INÍCIO PROGRAMA  |  PREPARATIVOS  |  RELATÓRIOS  |  VISITA DOS PAIS NA DINAMARCA  |  RETORNO AO BRASIL