Rotary Intercambio
Rotary Club de São Paulo Parque Continental
Parte 1
Parte 2
Intercambio Carol
Intercambio Rafael
Hagop Garagem informa quantos estão aqui agora

Intercambio Parte 1
Apresentação:

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu.
Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos.
Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8000 mil jovens todos os anos.

Com mais de 33.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

Site do programa de Intercambio do Rotary International – Distrito 4610

Visite o site www.rotary4610intercambio.org.br

Estarei nesta sessão mostrando um pouco sobre o Programa de Intercambio Internacional de Jovens do Rotary International desenvolvido em nosso clube o Rotary Club de São Paulo Parque Continental – distrito 4610.



Histórico do Intercâmbio no Rotary Club de São Paulo Parque Continental

Foi na gestão do Presidente Rui Ferreira da Silva (1999-2000) que o Rotary Club de São Paulo Parque Continental participou e realizou o primeiro Programa de Intercambio Internacional de Jovens.

Talvez até por falta de oportunidade, a Av. de Serviços Internacionais, até então, não havia se desenvolvido dentro do nosso clube.

Preocupado com esse fato o presidente Rui Ferreira da Silva pediu ao diretor da avenida o companheiro Hagop Koulkdjian Neto maior empenho nesta área.

O primeiro passo tomado pelo Diretor da Avenida de Serviços Internacionais foi estudar e conhecer a fundo o programa de Intercambio de Rotary International e transmitir a todos do clube um vasto material elucidativo do programa.

Com um trabalho de divulgação sobre o programa de Intercambio Internacional de Jovens conseguimos implementar o programa.

O clube integra-se com sucesso no programa, com o envio do jovem Matheus Granato Valin Franco aos EUA. Onde desenvolveu um ano de estudos e integração cultural no estado do Oregom.

Nosso candidato foi aprovado em terceiro lugar entre os jovens de três distritos participantes tendo concorrido com mais de 200 candidatos.

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, a jovem Wende Davids, vinda da cidade de Johannesburg –África do Sul..





Na gestão seguinte sob a presidência do companheiro João Batista Navajas (2000-2001) e do diretor de Serviços Internacionais Hagop Koulkdjian Neto o clube realiza com sucesso o segundo intercambio dessa vez com a jovem Renata Pereira Barreira Cemin que é enviada para o Alasca.

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, o jovem Adrian Mahlstein, vindo da cidade de Thalwil na Suíça.





Na gestão 2001-2002 sob a presidência do companheiro Carlos Rene Motta e continuada pelo presidente Hagop Koulkdjian Neto, realiza-se o terceiro intercambio do clube com o envio da jovem Paula ......, para a Turquia..

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, o jovem Christian Rühl, vindo da cidade de Jessen na Alemanha.




Após estes programas iniciais o clube passa um período sem participar do intercambio por diversos motivos.

Tivemos alguns candidatos que não apresentaram as condições necessárias exigidas pelo programa.

O clube se concentra em outros programas sociais. Porem não deixa de participar dos treinamentos e acompanha de perto a evolução do programa no distrito.




Fase 2: Retomada do Programa de Intercâmbio no clube

EM CONSTRUÇÃO...................




Em 2010, sob a Presidência do companheiro José Manuel Rodrigues Castanho , o clube retoma os trabalhos na área de Intercâmbio.

Esta segunda fase tem início com a jovem Caroline Ferreira, filha do nosso companheiro Rui e Ana, enviada a Dinamarca

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, a jovem Millie Ojemere, vinda da cidade de ------ no Reino Unido.



Na Gestão 2010/2011 sob a presidência do companheiro Gilberto Agostinho de Almeida, o clube dá continuidade aos trabalhos na área de Intercâmbio.

Nesta presidência se desenvolve o Intercâmbio do Jovem Rafael Armani Lopes, filho do Companheiro Ademir e Leila.

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, o jovem Robim Lillkaas, vindo da cidade de Jakobstad na Finlândia.



Na Gestão 2011/2012 sob a presidência do companheiro Ari Lemos, o clube dá continuidade aos trabalhos na área de Intercâmbio.

Assumi os trabalhos como Oficial de intercambio, o companheiro Ademir Lopes contando com a total colaboração de sua esposa Leila que acompanha de perto todo o desenvolvimento do programa.




Nesta presidência se desenvolve o Intercâmbio do Jovem Gabriel de Almeida, filho do Companheiro Gilberto e Ana Lucia , que embarcou em 01/03/2011 com destino a Nova Zelândia para o programa de um ano.

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, a jovem Kezia, vinda da cidade de ......... na Austrália que chegou ao Brasil em 21/01/2012.



Na Gestão 2012/2013 sob a presidência do companheiro Agnaldo, o clube desenvolve mais um intercambio cujo trabalhos e inscrições se iniciaram ainda na gestão anterior



Trata-se do Intercâmbio do Jovem Luca Chiavone, que irá embarcar para a França em 28/08/2012, para o programa de um ano.

Em contra partida nosso clube recebeu, pelo período de um ano, o jovem Sam, vindo da cidade de ......... no Japão que chegou ao Brasil em 25/07/2012.



Existem critérios e uma enorme responsabilidade em todas as etapas do programa de Intercambio do Rotary.

A medida que as etapas do programa avançam o envolvimento e comprometimento das famílias com as responsabilidades do programa vão se intensificando.

Isto é em função do programa ser "casado", ou seja, para cada jovem que vai para outro pais um jovem está vindo para ser acolhido pelo clube patrocinador e pelas famílias que se comprometeram com o programa específico.

O compromisso das famílias passa a ser irreversível no momento que o jovem opta pela escolha de um pais para fazer seu intercambio.

O jovem não é obrigado a escolher um pais se este não lhe agrada e poderá desistir do programa nesse momento sem maiores problemas. Até este momento não existe um compromisso em relação a vinda de uma contra partida.

A partir do momento que o jovem opta por um pais e sua familia confirmar esta escolha esta confirmado seu intercambio, e autorizado a vinda de um jovem ou uma jovem para a contra partida.

Quando a família do jovem faz esta confirmação ela esta dizendo: _ Nossa casa e familía esta pronta e comprometida em receber um jovem para o qual iremos providenciar escola e trata-lo exatamente como se nosso filho fosse. LEMBRANDO QUE ESSE É UM COMPROMISSO IRREVERSIVEL A PARTIR DA CONFIRMAÇÃO DO PAÍS.

Com esse compromisso efetivado, no caso de uma desistência pelo jovem por qualquer motivo (após confirmação) espera-se que as famílias que assinaram os compromissos de receber o jovem do exterior cumpram suas responsabilidades assumidas, mesmo com a desistência do envio de seu filho(a).

Claro que a responsabilidade maior pelo jovem que esta vindo de outro pais é do Rotary Club patrocinador. Porem o Rotary Club de São Paulo Parque Continental só aceitará candidatos cujas familias estejam de pleno acordo quanto as responsabilidades acima citadas.

Esta explicação se deve ao fato de ter ocorrido este problema no nosso clube por uma desistência de um cadidato. E o clube teve que assumir a contrapartida sem a participação das familias anteriormente comprometidas com este intercambio. Fato que não mais deverá ocorrer.





Em contra partida a desistência citada acima nosso clube estará recebendo, pelo período de um ano, o jovem Henry, vindo da cidade de ......... em Taiwan com chegada prevista ao Brasil em Setembro de 2012.



INFORMAÇÃO:

Esta pagina está em desenvolvimento e estou no aguardo dos cartões dos demais intercambiados.

WEBMASTER: Hagop Koulkdjian Neto
















INTERCAMBIO CAROLINE FERREIRA DA SILVA (TODO O CONTEUDO):
INTERCAMBIO CAROL: INÍCIO MENU  |  INÍCIO PROGRAMA  |  PREPARATIVOS  |  RELATÓRIOS  |  REUNIÃO COM CLUBE DA DINAMARCA  |  RETORNO AO BRASIL



INTERCAMBIO RAFAEL ARMANI LOPES (TODO O CONTEUDO):
INTERCAMBIO RAFAEL: INÍCIO MENU  |  INÍCIO PROGRAMA  |  PREPARATIVOS  |  RELATÓRIOS  |  VISITA DOS PAIS NA DINAMARCA  |  RETORNO AO BRASIL


Ir para o topo