Funilaria Parte 2
Wolseley Eight 1948
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
PARTE 4
RESTAURAÇÃO
Hagop Garagem informa quantos estão aqui agora

O FUNILEIRO

Nesta etapa do processo vamos comentar sobre os serviços de funilaria e particularidades de quem os prestam.

A funilaria é ponto crucial para um resultado satisfatório. Nesta etapa tudo deve ser feito com muito cuidado e profissionalismo.

Dependendo do estado de seu veículo muitas peças deverão ser totalmente restauradas ou refeitas a partir da original. Para isso existe a necessidade de pessoas com condições e preparadas para tais serviços.

Antes de iniciarmos esta fase do trabalho, vamos conhecer e entender um pouco mais do profissional que irá executar os serviços. O funileiro.

No dicionário. FUNILEIRO: fabricante de funil, aquele que trabalha com folha de flandres. Latoeiro, folheiro, flandeiro, bate-lata. Realmente esta profissão surgiu da necessidade de um profissional que fizesse dutos cilíndricos e quadrados se montarem, ou seja, a peça começava cilíndrica e terminava quadrada em outros; ainda, a montagem e acoplagem de dutos. Depois foram se diversificando os ramos de atuação, e hoje temos:

FUNILEIRO DE PRODUÇÃO: Atua tanto nas montadoras, concessionárias, oficinas particulares e industrias em geral. Reconstroem e desamassam carros atuais e/ou executam gabinetes de maquinas nas industrias.

FUNILEIRO DE PROTÓTIPO: Trabalham nas montadoras desenvolvendo o protótipo de novos veículos, ou seja, transferindo para chapa plana, através dos desenhos e projetos as formas do primeiro modelo a ser produzido.

FUNILEIRO DE BRILHO: Hoje mais conhecido com martelinho de ouro, atuam nas montadoras e em oficinas em geral, resolvendo pequenos problemas e amassados sem danificar a pintura.

FUNILEIRO PLENO: Também conhecido com coringa (na montadora), resolve qualquer probleminha ou problemão que era pra ontem, em questão de minutos.

FUNILEIRO DE RESTAURAÇÃO: Especializado em modelar e reconstruir qualquer peça conforme amostra de automóveis ou objetos antigos. Tem habilidade em soldar peças de antimônio, latão, alumínio.
Em alguns locais denominam-se funileiros ou lanterneiros. Mas o que importa é a qualidade do trabalho.

Executam-se primeiro as peças soltas observando suas medidas originais.

Ir para o topo


RESTAURAÇÃO DAS PORTAS DO WOLSELEY EIGHT 1948

PORTA DIANTEIRA LADO DIREITO

Veja que já havia sido feito um reparo no passado. Bem mal feito por sinal. O Zé Funileiro indica o rebaixo original que deverá ser seguido




PORTA DIANTEIRA LADO ESQUERDO

Como todas as demais foi reparada, no passado, sem critério e sem preocupação com a originalidade dos detalhes

Resolvemos substituir com chapa nova a parte inferior externa e interna de todas as portas seguindo e recuperando as formas originais




PORTA TRAZEIRA LADO DIREITO


ASSISTA AO FILME CLICANDO ABAIXO


                                                            
Terminada esta etapa passamos ao tratamento da chapa que sofreu com altas temperaturas na soldagem.




APLICAÇÃO DO TRATAMENTO ANTI FERRUGEM


ASSISTA AO FILME CLICANDO ABAIXO


                                                            
Mais uma etapa vencida. Agora as portas seguem para a minha garagem onde o Zé Funileiro vai realizar a úTTltima etapa da funilaria.




TRABALHANDO NAS ONDULAÇÕES E IMPERFEIÇÕES DA CHAPA Antes de iniciar esta etapa,removi toda a pintura ainda restante das quatro portas.
Agora com um tasso, uma rebatedeira e a grosa o Zé vai fazer o que chama de funilaria fina.


ASSISTA AO FILME CLICANDO ABAIXO


                                                            

Para ficar uma superfície perfeita foram dezenas de horas em cada porta.




FINALIZANDO AS PORTAS
Portas finalizadas e prontas para receber o Wash Primer e o Primer.




VOLTAR FUNILARIA PARTE 1


VER FUNILARIA PARTE 3


VER FUNILARIA PARTE 4


Ir para o topo



MENU WOLSELEY EIGHT 1948:

COMO COMEÇOU PARTE 1  |  COMO COMEÇOU PARTE 2  |  COMO COMEÇOU PARTE 3  |  HISTÓRIA DA MARCA  |  MANUAL ORIGINAL  |  FUNILARIA PARTE 1  |  FUNILARIA PARTE 2  |  FUNILARIA PARTE 3  |  FUNILARIA PARTE 4  |  RESTAURAÇÃO PAINEL  |  NOVO PROJETO PARTE 1  |  NOVO PROJETO PARTE 2  |  NOVO PROJETO PARTE 3  |  NOVO PROJETO PARTE 4  |  NOVO PROJETO PARTE 5  |  NOVO PROJETO PARTE 6  |  NOVO PROJETO PARTE 7  |  NOVO PROJETO PARTE 8