Osasco Antiga
Famílias e Personagens Ilustres
HISTÓRIA
BAIRROS
GALERIA FOTOS
MAPAS E DOCUMENTOS
PPS MONTAGEM
VÍDEOS OSASCO
Hagop Garagem informa quantos estão aqui agora

História de Benedito Alves Turíbio

Sugestão de música do Hagop para esta História
A família poderá mandar outra sugestão que será atendida



BENEDITO ALVES TURIBIO

Benedito Alves Turíbio nasceu em 28 de Março de 1902, na cidade de Anápolis, Goiás. Fez o curso primário na cidade natal e prosseguiu os estudos em Uberabinha, hoje Uberlândia, estado de Minas Gerais.

Entrou o para o Exército Brasileiro e participou das revoluções de 1924, 1930 e 1932, sendo portanto Soldado Constitucionalista.

No exército chegou a segundo sargento e aproximadamente no ano de 1926 foi transferido para o quartel de Pindamonhangaba, onde após o expediente fazia curso de guarda-livros e trabalhou como tal na Casa de Armarinho Dois Irmãos, que existe lá até hoje.

No ano de 1927, nessa mesma cidade, casou-se com Aparecida Moreira César e com ela teve cinco filhos, dois deles falecidos ainda bebês.

Em 1933 foi transferido para o quartel de Quitaúna, em Osasco, onde ficou até dar baixa. Neste período inaugurou um pequeno armazém de secos & molhados na rua das Cabras, hoje rua São Maurício, no Km 18, Osasco.

Por volta de 1938 transferiu o comércio para a Estrada de Itu, 11201, atual Avenida dos Autonomistas, prosperando muito e ali mesmo, mais tarde construiu o Auto Posto Turíbio.

Na década de 40, grande amante de terras, comprou inúmeras propriedades no Jardim Santo Antonio, inclusive uma grande gleba a qual chamou de Sítio São João.

Em outubro de 1947 ficou viúvo e em 1950 casou-se novamente com Jenny Galvão de França e com ela teve três filhos, um já falecido, Eduardo Carlos França Turíbio.

Benedito Alves Turíbio foi um grande aliado na luta para a emancipação de Osasco, esforçando-se e se dedicando muito para essa causa.

No ano de 1964 loteou o Sítio São João, dando origem assim ao Jardim Turíbio.

Em homenagem a ele, nesse mesmo bairro, deram o seu nome a uma grande avenida e também o patronato da Escola Municipal Benedito Alves Turíbio.

Faleceu no dia 03 de Outubro de 1970, no Km 18, Osasco, cidade onde criou e educou os seus filhos.

Fonte:
Breve relato da vida de Benedito Alves Turíbio por Andréa Turíbio Cedano Lopes - 23/08/2005